MENU

RESULTADO SAEP 2020 - 1º Lugar

05/02/2021

[imagem notícia] SAEP.jpg

SENAI Sergipe é mais uma vez primeiro lugar na avaliação SAEP 

A instituição nacional, que é pioneira na implantação de um sistema que mede a qualidade do ensino dos seus alunos, tem Sergipe como número 1 do ensino profissional 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (SENAI/SE) recebeu a nota máxima na última análise do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). O resultado é referente ao ano de 2020 e compreende 8 cursos técnicos que foram avaliados nas esferas teórica e prática do ensino aplicado. Mas esse resultado não é isolado, o SENAI Sergipe traz em sua história a marca de “Número um” nessa avaliação. 

As provas foram aplicadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O objetivo do SAEP é avaliar a qualidade dos cursos técnicos realizados pelo SENAI de todo o país para garantir que os seus alunos recebam um ensino de alto nível, e consequentemente o mercado absorva profissionais de elevado padrão. Os cursos avaliados foram: eletrotécnica, eletromecânica, eletroeletrônica, segurança do trabalho, edificações, logística, automação industrial e informática. Em Sergipe 214 estudantes foram avaliados nas provas objetivas e 134 nas provas práticas. 

A média de 8,6 levou Sergipe a primeira colocação na avaliação, tendo como destaque os cursos de eletrotécnica com o maior número de alunos com nível avançado. O desafio consiste em não apenas conquistar o primeiro lugar frente a outros departamentos, mas perpetuar essa colocação em outros anos como o estado de Sergipe tem feito, com todas as transformações e dificuldades inerentes a cada novo ciclo os resultados têm sido mais que satisfatórios. 

Um legado para os sergipanos e uma referência para o Brasil 

O Departamento Regional de Sergipe já traz em sua história, desde o ano de 2011, um resultado de excelência nesse exame o que demonstra o compromisso com o público sergipano. São 5 anos atingindo o primeiro lugar. Após a avaliação os alunos são divididos em 4 níveis, sendo adequado e avançado os maiores, abaixo do básico e básico os menores. Os estudantes do SENAI Sergipe estão nos seguintes níveis: 50,0% no avançado, 45% no adequado, os outros 5% estão distribuídos nos níveis básico e abaixo do básico. Isso prova não só a qualidade do ensino, mas a capacidade de adaptação dos que fazem o SENAI Sergipe, já que em 2020 a prática pedagógica sofreu por conta da pandemia de COVID-19. Constantes transformações no âmbito escolar, investimentos em equipamentos inovadores, capacitação dos docentes, metodologia aplicada e melhoria da estrutura física das unidades, aliados ao trabalho que é desenvolvido com cada aluno de maneira particular, compreendendo as especificidades do indivíduo fazem do SENAI Sergipe um protagonista do ensino técnico no Brasil.  

A estrutura de ensino desenvolvida pela instituição em Sergipe, com metodologias que são aprimoradas a cada ano e experiências diversas em prol da ampliação do conhecimento movem a equipe de trabalho do SENAI Sergipe. Os alunos recebem altas cargas de motivação e conhecimento técnico para desenvolverem suas atividades. Os dados obtidos ao longo desses anos sejam em premiações, reconhecimentos ou colocações como essa do SAEP confirmam que o estado sergipano traz um diferencial, reconhecido e valorizado nacionalmente e até internacionalmente.