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Modernização Organizacional

O processo de reestruturação organizacional do SENAI DR/SE teve início em 1997 com a concepção de vários projetos estratégicos dentre eles o de implantação e implementação de um sistema de gestão pela qualidade.

Assim em 1998 o SENAI DR/SE deu início ao processo de estruturação e implantação do SGQ escolhendo a sede do Departamento Regional e o Centro de Educação e Tecnologia “Albano Franco” – Aracaju como unidades pilotos. Estas unidades foram certificadas em julho de 1999 com base na IS0 9001:1994.

No ano seguinte em dezembro de 2000 a organização realizou a certificação das demais unidades organizacionais passando a contar com 100% das unidades certificadas com base na IS0 9001:1994. A partir de janeiro de 2003 o SENAI DR/SE iniciou o processo de transição do seu sistema da qualidade para a versão IS0 9001:2000.

Dentre outros processos de modernização ainda em 2003 a organização consolidou a implantação de uma nova ferramenta de mensuração de desempenho organizacional denominada BSC - Balanced Scorecard. Em maio de 2006 o SENAI/DR/SE iniciou o processo de Reestruturação Organizacional aprovada pela Resolução nr 005/2006 do Conselho Regional do SENAI/SE com os objetivos de: 

• Racionalizar os recursos humanos e materiais reduzindo as funções de assessoria e de gerência para aproximá-las da base da pirâmide organizacional através das funções de coordenação de supervisão e de suas equipes; 
• Reorganizar a gestão de planejamento estratégico de controle orçamentário e de processos nas áreas de atividades meio para fortalecer a estrutura de suporte às áreas de atividades fim do SENAI/SE; 
• Garantir qualidade e mais agilidade no desenvolvimento na oferta e atendimento na execução e no controle dos serviços prestados em sintonia com os objetivos estratégicos;
• Preparar a estrutura organizacional do SENAI/SE para integrar-se com as demais entidades da FIES e atender ao Plano Estratégico do Sistema Indústria 2006/2010. 

A partir de julho de 2009 o SENAI DR/SE iniciou o processo de transição do seu sistema da qualidade para a versão IS0 9001:2008 com as adequações documentais e com as auditorias internas com foco na nova versão da norma

Em 2010 foi aprovada uma nova estrutura de administração compartilhada que contempla as seguintes áreas: ACI – Auditoria Compartilhada Interna ACTI – Assessoria Compartilhada de Tecnologia da informação GCC – Gerência Compartilhada de Controladoria GCP – Gerência Compartilhada de Pessoas SCA – Supervisão Compartilhada de Aquisições SCM – Supervisão Compartilhada de Ações Móveis SCC – Supervisão Compartilhada do CET – Coelho Campos SCF - Supervisão Compartilhada do CET – Albano Franco e SCI – Supervisão Compartilhada de Infraestrutura.

Ainda em 2010 foram criados a STT – Supervisão Técnica e Tecnológica área subordinada a GRM- Gerência de Relações com Mercado e SSE – Supervisão de Serviços Educacionais área subordinada a GEP – Gerência de Educação Profissional

Em 2011 foi revisado o organograma do SENAI definindo a GRM Gerência de Relações com Mercado como área compartilhada.