Voltar para o in�cio Senai

Histórico do SENAI

Criado em 1942 o SENAI é hoje um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial.

Criado em 1942, o SENAI é, hoje, um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. 


Parte integrante do Sistema Confederação Nacional da Indústria, o SENAI atende 14 áreas por meio da formação de seus recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao processo produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. 

 

A flexibilidade de sua estrutura é um dos diferenciais com o qual o SENAI conta para cumprir sua missão. Graças a ela o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do país. 

 

 A marca do SENAI está intimamente ligada à idéia de planejamento e ação. Ação que acompanha a evolução dos tempos, disseminando a cultura da Qualidade, Produtividade e Foco no Cliente. 

 

 Esta vivência integra a aprendizagem organizacional, o planejamento e a criatividade, como forma de alcançar a excelência em todos os níveis, e oferecer à sociedade um novo modelo de Educação Profissional, Serviços de Tecnologia e Inovação.

 

 O SENAI faz parte da história de Sergipe desde 1945, quando inaugurou seu primeiro Centro de Formação Profissional em Aracaju, hoje CET “Coelho e Campos”, contribuindo decisivamente para a formação profissional de várias gerações e para a industrialização no estado. Em 1946, o SENAI inicia o processo de interiorização inaugurando a Escola Têxtil de Estância, buscando atender a região Centro-Sul do estado que despontava como pólo industrial. Ampliou sua atuação ao longo do tempo, tornando-se um Centro de Educação e Tecnologia atendendo a diversos segmentos de mercado, em seguida, inaugurou Centros de Treinamento nas cidades de Boquim e Neópolis e disponibilizou Unidades Móveis para atendimento às demais regiões, mas hoje, em função da nova estrutura organizacional, foram desativados, exceto as Unidades Móveis que ficaram sob a supervisão da SCM (Supervisão Compartilhada das Ações Moveis), bem como todas as demandas extra-carretas, atendidas fora das demais unidades operacionais. 

 

A modernização dos meios de comunicação trouxe grandes mudanças para o cenário mundial. A globalização exige das empresas um novo modelo operacional de gerenciamento, para atender a um mercado altamente competitivo. E, mais uma vez, o SENAI se enquadra em seu tempo. 

 

Para fazer frente a essa nova realidade foi criado em 1983, o Centro de Educação Profissional “Albano Franco”, no Distrito Industrial de Aracaju, com uma oferta diferenciada de cursos para as empresas que utilizam a tecnologia da automação industrial. Em 1995, oferece aos clientes da Indústria da Construção Civil modernas Instalações e Laboratórios, através da criação do Centro Integrado da Construção Civil, buscando fortalecer o crescimento e modernização do segmento industrial no Estado. Atualmente este centro encontra-se integrado à unidade operacional, Centro de Educação Profissional “Albano Franco” sob a mesma supervisão, bem como coordenada pela SSE, supervisão de serviços educacionais.