MENU

1º Seminário de Fabricação de Laticínios

03/12/2009

20180409174615_5acba6e7ce9e6.jpg

1º Seminário de Fabricação de Laticínios

O 1º Seminário de Fabricação de Laticínios é parte das ações previstas pelo LACTEC, que é um projeto de transferência de tecnologias para melhoria de processo, padronização e inovação de produtos lácteos do Nordeste, concebido a partir de ações de atuação em rede dos Departamentos Regionais do SENAI do Nordeste em parceria com o SEBRAE, Universidades e Departamento Nacional do SENAI.

O projeto foi baseado em diagnóstico técnico realizado por peritos franceses da Professionnels Seniors Bénévoles - ECTI em 16 laticínios e com base nas necessidades identificadas e propostas por empresários de diversos estados do Nordeste, mas específicamente em Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, com ações previstas até 2011.

O objetivo do projeto é fortalecer a capacidade técnica do SENAI, SEBRAE  e da região Nordeste no apoio a empresas do setor de laticínios, para melhoria e inovação de produtos e processos.

Programação do evento:

09:00h -  Abertura
09:10h -  Palestra Mussarela para Pizza: Caracterização, Etapas Tecnológicas e Parâmetros

Palestrante: Roland Perrin

10:15h - Palestra Denominação de Origem Controlada:
As Principais Etapas e a Experiência Francesa

Palestrante: Roland Perrin

11:00h - Apresentação do Poster Qualidade em Laticiníos

Palestrantes: Lorena Cerqueira e Jackeline Gama

11:30h - Encerramento

Roland Perrin
Professor  técnico em Laticínio pela Escola Nacional de Formação de Toulouse, 33 anos de experiência,
voluntário da ECTI, auditor, consultor em fermentos e aditivos (DANISCO), consultor do Ministério da Agricultura (França),
responsável pelo Laboratório de Tecnologia da Escola Nacional de Indústria Leiteira (França), responsável pela organização do Concurso de Queijos de Paris e Buenos Aires e perito junto ao Instituto Nacional de Denominações de Origem (França).

Lorena Araújo Cerqueira
Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialização em Segurança e Inspeção de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia e Consultora do PAS Indústria do SENAI - Departamento Regional de Sergipe.

Jackeline Andrade Gama
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Sergipe, especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, Instrutora e Consultora Técnica do SENAI - Departamento Regional de Sergipe. Possui experiência na área de Engenharia Química , com ênfase em Engenharia de Alimentos.
 

Data: 03/12/2009
Local: Auditório do SEBRAE/SE (Av. Tancredo Neves, 5500)
Horário: Das 09:00 às 12:00h
Inscrições gratuitas : www.sergipeweb.com/nit
Informações: (79) 3226-7215