MENU

SENAI/SE conquista a quarta melhor nota nacional no SAEP 2023

04/12/2023

Como acontece há mais de uma década, o SENAI/SE confirma seu lugar de destaque na Educação Profissional do país com mais um resultado de sucesso. Os alunos concluintes dos Cursos Técnicos participaram da Avaliação de Desempenho de Estudantes (ADE), aplicada pelo Cebraspe e a média alcançada para o nível adequado ou avançado foi de 8,2 pontos, que ficou acima da média nacional de 7,6 – consagrando o SENAI/SE entre os quatro melhores resultados do Brasil no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). A diferença do SENAI/SE para o primeiro lugar é de 5 décimos.  

Alunos medalhista de Olimpíadas no SENAI.jpeg

Nas 14 edições do SAEP, o SENAI Sergipe esteve seis vezes no pódio – sendo cinco delas em 1º lugar e uma em 3º na classificação geral (2021).  Entendendo um pouco mais, o Sistema de Avaliação tem a finalidade de verificar a qualidade das ofertas de cursos e eficácia do ensino e aprendizagem através do IDAP, da Pesquisa de Egressos e da Pesquisa de Satisfação das empresas com os novos trabalhadores. Estudantes, docentes, coordenadores pedagógicos e gestores avaliam os fatores contextuais associados ao desempenho, levando em consideração a reponsabilidade, relações positivas, infraestrutura, satisfação com os colegas e trabalho, entre outros indicadores essenciais para uma aprendizagem de excelência.  

Em relação aos cursos, superou-se a média em sete de 11 cursos avaliados, destaque para o desempenho dos alunos dos cursos de Programação de Jogos Digitais, com média 10; Eletroeletrônica, com média 9,9; e Administração com média 9,1. Outros cursos acima da média são: Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Automação Industrial. Na avaliação das escolas do SENAI, das quatro unidades em Sergipe, três ficaram acima da média, sendo o SENAI CETAF/AJU a unidade com a maior pontuação – total de 9,1 na média.  

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio SENAI.jpeg

Para o Diretor Regional do SENAI/SE, Paulo Bergamini, o resultado do SAEP demonstra “que há uma constância no crescimento da equipe, envolvendo gestão e especialização, principalmente na parte prática, que é o nosso propósito. É um indicativo de que entregamos com excelência o que nos propomos a oferecer aos alunos”. 

Segundo a gerente de educação profissional do SENAI/SE, Sílvia Delmondes esse resultado “mostra o compromisso com a qualidade da educação e que os profissionais, formados pelo SENAI, saem da escola com o perfil adequado para atuarem em qualquer local do país e fora dele, já que as provas exigem fundamentação teórica e domínio das práticas utilizando as atuais tecnologias”.

Ao avaliar a qualidade da sua educação profissional, o SENAI demonstra o compromisso do Sistema Indústria em preparar trabalhadores com condições de inserção no mundo do trabalho, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da indústria brasileira. 

ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO 

Há seis anos, o SENAI/SE oferece o Ensino Técnico integrado, modalidade que oportuniza ao jovem concluir o ensino médio e ter uma formação técnica nos três anos de curso. Após anos de atuação, hoje o SENAI/SE conta hoje com a oferta de sete cursos: Administração, Eletrotécnica, Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção Automotiva, Multimídia e Petróleo e Gás 

Os alunos do integrado também participaram do SAEP 2023 e contribuíram para o sucesso da pesquisa. Para 2024, o objetivo do SENAI é gerar mais turmas dessa categoria, que tem conquistado cada vez mais pais e alunos que procuram conhecer a metodologia e a estrutura física do SENAI.   

Indústria 4.0 e Inovação no SENAI.jpeg

Além de tudo isso, o SENAI é destaque em Olimpíadas e campeonatos de conhecimento, com medalhistas em campeonatos de Geografia, Robótica, Inovação, Gestão, entre outras modalidades do saber.  

O SENAI-SE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.