10/11/2016
Na tarde desta quarta-feira (09), aconteceu em Brasília a abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016, a maior competição de educação profissional das Américas.
Em sua 9ª edição, a Olimpíada do Conhecimento será realizada entre os dias 10 e 13 de novembro e reunirá 1.200 estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF), alunos do ensino fundamental e médio do Serviço Social da Indústria (SESI) e de escolas públicas.
Este ano, a competição foi redesenhada e ganhou desafios inéditos. Sete grandes provas baseadas em projetos integradores representam as áreas tecnológicas da Olimpíada do Conhecimento. O estado de Sergipe marca presença em mais um ano, e competirá com os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte no desafio intitulado ‘Festa Saudável’.
O desafio tem como objetivo produzir pratos saudáveis para um evento com 20 convidados de diferentes idades com restrições alimentares. Cada equipe composta por 6 pessoas terá um tempo mínimo de 16h e um tempo máximo de 20h para execução da prova em três dias de competição. É obrigatória também a presença de pelo menos um representante das profissões Panificação e Confeitaria.
O tema do desafio se deve pelo fato de que a maior demanda por alimentos saudáveis vem gerando oportunidades no setor de eventos e isso é resultado da atenção cada vez maior dos brasileiros com a alimentação. A preocupação com a obesidade, restrições alimentares ou o desejo de um corpo em forma fizeram o cardápio saudável deixar de ser sinônimo de limitação para ganhar o mercado de eventos. Festas saudáveis, com produtos sem ovos, glúten, lactose, frituras ou açúcar, estão na moda, oferecendo agora, alimentos que fazem bem à saúde.