Voltar para o in�cio Senai
24/10/2017 às 15h16

SENAI conscientiza alunos sobre câncer e DST’s

O SENAI Sergipe sempre engajado em grandes temas promoveu ontem, 23, uma palestra em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Na ação a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Borges, orientou os estudantes não só sobre o câncer de mama, mas também sobre outros tipos. A SMS na oportunidade disponibilizou ainda o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante para testes rápidos que detectam sífilis, HIV/aids, hepatites B e C. 

A campanha mundial Outubro Rosa, acontece todos os anos especialmente no mês de outubro e visa conscientizar não só a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O autoexame das mamas e a mamografia são essenciais, pois é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.