MENU

SENAI/SE REALIZOU III SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E INCLUSÃO

10/10/2023

No dia 06 de outubro, o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI) realizou o III Seminário de Sensibilização e Inclusão (SEMSI), evento que reforça a importância do debate sobre diversidade e inclusão. Esta ação faz parte do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) e teve como público os alunos, professores e instrutores do SENAI.  

A interlocutora do PSAI em Sergipe, Luciane Sampaio, explicou que o objetivo do evento é “sensibilizar o maior número de alunos, instrutores e professores com desenvolvimento, no decorrer do dia, de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos de turmas, voltadas as vertentes do Programa SENAI de Ações Inclusivas”. 

CETAF-AJU

CETICC

CETAF-EST

O SEMSI ocorreu de forma simultânea em diversas unidades do SENAI em Sergipe: CETAF-AJU, CETCC, CETICC, CETAF Estância, Projeto de Interiorização e nos municípios de Lagarto e Frei Paulo, em instituições parceiras. Além de palestras, contou com dinâmicas com os alunos, teatro e simulações de situações práticas do dia a dia, com temas como: equidade de gênero, Pessoa com Deficiência (PCD), Etarismo e Direitos da Pessoa Idosa, Raça e etnia e LGBTQIAPN+.  

A abertura no SENAI CETICC contou com as palestras da delegada Georlize Teles e a coronel Maristela Xavier, que contaram um pouco das suas trajetórias no mercado de trabalho, em ambientes historicamente masculinos. Os alunos tiveram a oportunidade de perguntá-las sobre as suas perspectivas e quais os principais desafios.  

Segundo Georlize, “a sociedade cria os papéis que homens e mulheres devem desempenhar. Homem ganha bola, mulher ganha boneca. Homem brinca na rua, mulher brinca em casa. Homens e mulheres devem ocupar os mesmos lugares. Nesse mundo que estamos vivendo agora, cada um deve respeitar o outro”. Maristela também compartilha desse pensamento e que, mesmo sendo a primeira coronel dos bombeiros depois de 102 anos da corporação, ainda há muitas conquistas a serem alcançadas pelas mulheres.  

            Outro destaque do evento foi a palestra com Milton Oliveira, presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção da Pessoa Idosa (Cedipi). “É um encontro de gerações, estou aqui para transmitir aos jovens a importância desse tema”, afirmou. Também estava presente Durval Andrade, representante da secretaria de Assistência do Cedipi: “Nunca estive diante de um público jovem para ouvir sobre envelhecimento, então é uma novidade para nós deixar uma mensagem para os presentes e entender o que é envelhecer para os jovens de hoje”, afirmou Durval. 

Sobre a temática PCD, Ana Jenifer Silva, jovem aprendiz do SENAI, conseguiu transmitir aos colegas sua realidade. “Eu, sendo uma PCD, posso dizer que essa oportunidade de contar a minha visão é muito significante. Posso expressar como me sinto diante da sociedade, sobre os esportes que pratico e sobre a minha aprendizagem na instituição. Inclusão é isso e agradeço a oportunidade do SENAI”.  

O PSAI abre as portas para temas sensíveis da sociedade, que precisam da atenção de todos. Desenvolver no jovem a habilidade social e humana também faz parte do ensino da instituição. Onde há inclusão e diversidade, há harmonia e cidadania.  

III SEMSI 2023 (2) (1).jpeg
III SEMSI 2023 (13).jpeg
III SEMSI 2023 (7) (1).jpeg
III SEMSI 2023 (14).jpeg
III SEMSI 2023 (1) (1).jpeg
III SEMSI 2023 (10).jpeg
III SEMSI 2023 (12) (1).jpeg
O SENAI-SE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.