26/05/2025
Internas do presídio feminino de Sergipe encerraram, nesta quinta-feira (22), o curso de modelagem e costura de bolsas e acessórios em lona. A qualificação profissional foi ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (SETEEM) e a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (SEJUC).
Para a interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) em Sergipe, Luciane Sampaio, a ação representa uma oportunidade para que mulheres em situação de vulnerabilidade possam conquistar autonomia financeira a partir dos conhecimentos adquiridos durante a formação.
Com duração de cinco meses, a formação contou com a participação de aproximadamente 30 internas do sistema prisional. No decorrer das AULAS, as alunas aprenderam técnicas de costura e reaproveitamento de materiais, utilizando lonas de eventos que seriam descartadas. Como resultado, foram confeccionadas oito peças padronizadas, entre bolsas, aventais, estojos, porta-moedas e outros acessórios.
Além da produção dos itens, o encerramento do curso contou com a apresentação de dois protótipos desenvolvidos pelas internas, com foco em ideias de empreendedorismo e geração de renda.
A instrutora, Rafaella Freire, destacou a evolução das participantes, muitas das quais não tinham qualquer experiência anterior com costura. “Algumas mulheres, no início, tinham medo do maquinário. Mas, aos poucos, foram ganhando confiança no uso das mãos e dos pés para controlar as máquinas. À medida que viam o resultado das próprias produções, era possível perceber não apenas o aprendizado técnico, mas também a mudança na forma como olhavam para as peças e para si mesmas”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso do SENAI com a promoção da cidadania, por meio da qualificação profissional, da sustentabilidade e da ressocialização de pessoas privadas de liberdade.