30/10/2023
A fim de capacitar ainda mais a área automotiva da instituição, o SENAI/ SE ofereceu aos alunos e docentes, no dia 26 de outubro, palestra sobre as novas tecnologias automotivas na unidade do SENAI Centro de Educação e Tecnologia Coelho e Campos (SENAI/CETCC). O encontro promoveu atualização de tendências e novas perspectivas que o mercado de automóveis tem demandado, com palestra da Empresa Snap On Brasil/SUN – marca líder em soluções e equipamentos para a indústria automotiva e de reparo de veículos.
A área automotiva tem crescido bastante, principalmente pela mudança de motores e modos de manutenção. Renato Almeida, gerente regional da Snap On Brasil/SUN, explicou que “o diagnóstico automotivo está totalmente voltado pela tecnologia eletrônica. É preciso qualificação para entender esses sinais. A nossa empresa acredita no crescimento profissional e que a educação é o caminho. As pessoas que estão aqui no SENAI serão os próximos donos de oficina e concessionárias pelo Brasil. Também fui aluno de escola técnica, então sei do valor do SENAI na formação desses profissionais”.
Complementando a fala de Renato, o palestrante Luciano Guedes afirmou que “o mercado precisa de pessoas que resolvem problemas na área automotiva e há escassez na profissão de mecânico. O SENAI está aqui para isso e eu estou à disposição para ajudá-los”. Os carros elétricos estão com tudo e foi o assunto com mais destaque.
Em setembro, a primeira turma do Curso Técnico Mecânica de Manutenção Automotiva do SENAI/SE apresentou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um protótipo de carro elétrico, através de um kit que executa a conversão de veículos de combustão em veículos elétricos. Este projeto representa uma solução inovadora, um grande passo em relação às tecnologias e demandas atuais da sociedade.
O SENAI/SE incentiva a inovação e desafia os alunos a irem além do esperado. Como resultado, soluções brilhantes e novas perspectivas para o futuro da área automotiva foram encontrados. Isso é o que faz o ensino profissionalizante do SENAI ser a maior referência no Brasil.