MENU

INSTITUIÇÃO

09/08/2012

Histórico do SENAI

1.Descrição da Organização
1.1.Breve Histórico

Criado em 1942 o SENAI é hoje um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial.

Parte integrante do Sistema Confederação Nacional da Indústria o SENAI atende 12 áreas por meio da formação de seus recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao processo produtivo serviços de laboratório pesquisa aplicada e informação tecnológica.
A flexibilidade de sua estrutura é um dos diferenciais com o qual o SENAI conta para cumprir sua missão. Graças a ela o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do país.
A marca do SENAI está intimamente ligada à idéia de planejamento e ação. Ação que acompanha a evolução dos tempos disseminando a cultura da Qualidade Produtividade e Foco no Cliente. Esta vivência integra a aprendizagem organizacional o planejamento e a criatividade como forma de alcançar a excelência em todos os níveise oferecer à sociedade um novo modelo de Educação para o Trabalho Assessoria Técnica e Tecnológica e Informação Tecnológica.

O SENAI faz parte da história de Sergipe desde 1945 quando inaugurou seu primeiro Centro de Formação Profissional em Aracaju hoje CET “Coelho e Campos” contribuindo decisivamente para a formação profissional de várias gerações e para a industrialização no estado.
Em 1946 o SENAI inicia o processo de interiorização inaugurando a Escola Têxtil de Estância buscando atender a região Centro-Sul do estado que despontava como pólo industrial. Ampliou sua atuação ao longo do tempo tornando-se um Centro de Educação e Tecnologia atendendo a diversos segmentos de mercado em seguida inaugurou Centros de Treinamento nas cidades de Boquim e Neópolis e disponibilizou Unidades Móveis para atendimento às demais regiões mas hoje em função da nova estrutura organizacional foram desativados exceto as Unidades Móveis que ficaram sob a supervisão da SAM (Serviços de Ações Móveis) bem como todas as demandas extra-carretas atendidas fora das demais unidades operacionais.

A modernização dos meios de comunicação trouxe grandes mudanças para o cenário mundial. A globalização exige das empresas um novo modelo operacional de gerenciamento para atender a um mercado altamente competitivo. E mais uma vez o SENAI se enquadra em seu tempo. Para fazer frente a essa nova realidade foi criado em 1983 o Centro de Educação Profissional “Albano Franco” no Distrito Industrial de Aracaju com uma oferta diferenciada de cursos para as empresas que utilizam a tecnologia da automação industrial.

Em 1995 oferece aos clientes da Indústria da Construção Civil modernas Instalações e Laboratórios através da criação do Centro Integrado da Construção Civil buscando fortalecer o crescimento e modernização do segmento industrial no Estado. Atualmente este centro encontra-se integrado à unidade operacional Centro de Educação Profissional “Albano Franco” sob a mesma supervisão bem como coordenada pela SSE supervisão de serviços educacionais.


1.2.Modernização Organizacional
O processo de reestruturação organizacional do SENAI DR/SE teve início em 1997 com a concepção de vários projetos estratégicos dentre eles o de implantação e implementação de um sistema de gestão pela qualidade.

Assim em 1998 o SENAI DR/SE deu início ao processo de estruturação e implantação do SGQ escolhendo a sede do Departamento Regional e o Centro de Educação e Tecnologia “Albano Franco” – Aracaju como unidades pilotos. Estas unidades foram certificadas em julho de 1999 com base na IS0 9001:1994.

No ano seguinte em dezembro de 2000 a organização realizou a certificação das demais unidades organizacionais passando a contar com 100% das unidades certificadas com base na IS0 9001:1994. A partir de janeiro de 2003 o SENAI DR/SE iniciou o processo de transição do seu sistema da qualidade para a versão IS0 9001:2000.

Dentre outros processos de modernização ainda em 2003 a organização consolidou a implantação de uma nova ferramenta de mensuração de desempenho organizacional denominada BSC - Balanced Scorecard. Em maio de 2006 o SENAI/DR/SE iniciou o processo de Reestruturação Organizacional aprovada pela Resolução nr 005/2006 do Conselho Regional do SENAI/SE com os objetivos de:
• Racionalizar os recursos humanos e materiais reduzindo as funções de assessoria e de gerência para aproximá-las da base da pirâmide organizacional através das funções de coordenação de supervisão e de suas equipes;
• Reorganizar a gestão de planejamento estratégico de controle orçamentário e de processos nas áreas de atividades meio para fortalecer a estrutura de suporte às áreas de atividades fim do SENAI/SE;
• Garantir qualidade e mais agilidade no desenvolvimento na oferta e atendimento na execução e no controle dos serviços prestados em sintonia com os objetivos estratégicos;
• Preparar a estrutura organizacional do SENAI/SE para integrar-se com as demais entidades da FIES e atender ao Plano Estratégico do Sistema Indústria 2006/2010.

A partir de julho de 2009 o SENAI DR/SE iniciou o processo de transição do seu sistema da qualidade para a versão IS0 9001:2008 com as adequações documentais e com as auditorias internas com foco na nova versão da norma

Em 2010 foi aprovada uma nova estrutura de administração compartilhada que contempla as seguintes áreas: ACI – Auditoria Compartilhada Interna ACTI – Assessoria Compartilhada de Tecnologia da informação GCC – Gerência Compartilhada de Controladoria GCP – Gerência Compartilhada de Pessoas SCA – Supervisão Compartilhada de Aquisições SCM – Supervisão Compartilhada de Ações Móveis SCC – Supervisão Compartilhada do CET – Coelho Campos SCF - Supervisão Compartilhada do CET – Albano Franco e SCI – Supervisão Compartilhada de Infraestrutura.

Ainda em 2010 foram criados a STT – Supervisão Técnica e Tecnológica área subordinada a GRM- Gerência de Relações com Mercado e SSE – Supervisão de Serviços Educacionais área subordinada a GEP – Gerência de Educação Profissional

Em 2011 foi revisado o organograma do SENAI definindo a GRM Gerência de Relações com Mercado como área compartilhada.

 

1.3. Operacionalização dos Processos
Para a operacionalização dos diversos processos da atividade fim o SENAI DR/SE conta com vários colaboradores efetivos por tempo determinado e estagiários os quais estão alocados nas seguintes unidades organizacionais:
- Sede do Departamento Regional em 02 Centros de Educação e Tecnologia (CETCC – Centro de Educação e Tecnologia – Coelho e Campos e CETAF Aracaju – Centro de Educação e Tecnologia “Albano Franco” – Aracaju todos na Capital) agregados a estes temos 02 centros sendo um na cidade de Aracaju o CETICC – Centro de Educação e Tecnologia Integrado da Construção Civil e outro na cidade de Estância o CETAF Estância – Centro de Educação e Tecnologia “Albano Franco” Estância e um escritório administrativo a SCM-Supervisão Compartilhada das Ações Móveis que dá suporte a 11 Unidades Móveis bem como a todas as demandas extra-carretas atendidas fora das demais unidades operacionais.

O SENAI / Departamento Regional – SE é uma Unidade Operacional que tem a educação para o trabalho como o seu principal produto desenvolve diversas atividades em diversos segmentos industriais podendo atuar nestas áreas e em outras requeridas pelo cliente:

1 - ALIMENTOS E BEBIDAS
2 - AUTOMAÇÃO
3 - AUTOMOTIVA
4 - CONSTRUÇÃO CIVIL
5 - COURO E CALÇADOS
6 - ELETROELETRÔNICA
7 - GESTÃO
8 - metaL-MECÂNICA
9 - PETRÓLEO E GÁS
10 - SEGURANÇA NO TRABALHO
11 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
12 - TÊXTIL E VESTUÁRIO

1.4.Fonte de Financiamento da Organização
O SENAI DR/SE é uma entidade jurídica de direito privado mantida por meio de contribuição compulsória advinda de percentual da folha de pagamento das indústrias e integra o Sistema FIES – Federação das Indústrias do Estado de Sergipe.


1.5 Missão
“Contribuir para o desenvolvimento industrial do Estado de Sergipe e para elevar a competitividade da indústria brasileira através de Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos promovendo a inovação adequação e difusão de novas tecnologias”


1.6 Visão
Ser reconhecido como referência em Ensino Técnico no Estado de Sergipe”.

O SENAI-SE utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.