Voltar para o in�cio Senai
18/09/2017 às 15h35

Alunos do SENAI Sergipe desenvolvem produto inovador para deficientes visuais

A ODKV é a primeira bicicleta adaptada do tipo no Nordeste e foi criada para dar mais qualidade de vida as pessoas

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe - SENAI e o Instituto Luminare resultou em um projeto ousado e inovador, que beneficiará indivíduos com deficiência visual. O desafio era adaptar bicicletas comuns à realidade dessas pessoas. O resultado é um produto acessível e original chamado ODKV.

Em apenas dois meses uma equipe composta por quatro alunos, Dayvisson Leandro, Helio Menezes, João Vitor Cunha e José Iranilton da Silva coordenados pelo instrutor Samuell Costa de Souza do curso técnico de Mecânica, modalidade Educação Básica e Ensino Profissional - EBEP, trabalhou para desenvolver a ODKV. Trata-se de uma bicicleta com acessórios diferenciados que se unem lateralmente para proporcionar experiências semelhantes às duas pessoas que dela se utilizam.

O veículo é resultado do desafio que foi lançado à equipe do SENAI de Sergipe pela diretora da ONG Luminare, Ana de Fátima, mãe do vereador Lucas Aribé, portador de deficiência visual.

O nome ODKV, segundo Lucas Aribé, significa “O de cá vê” e a bicicleta representa um avanço que beneficiará não apenas pessoas com deficiência, mas também a comunidade idosa ou quem apresente algum tipo de dificuldade. De acordo com o instrutor Samuell o custo para confeccionar os acessórios foi de duzentos e cinquenta reais.